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#Dicas | O que fazer com um cliente que não pagou

Oie gente! Tudo bem com vocês? Então, vamos direto ao ponto, eu não postei por algum tempo pois o meu computador estava muito ruim e quando ele voltou o carregador que era quase novo estragou '-' Então eu tive que esperar alguns dias para conseguir um novo... porem dai começou as aulas e toda a minha vontade de ter uma vida acabou [Aquele drama de boa ahsuhausha] mas isso não explica do porque eu ainda n ter postado nada.... Eu só estava com muita preguiça, sério mesmo, eu estava sem a minima ideia ou vontade de fazer alguma coisa, por isso só hoje eu estou voltando a postar alguma coisa.Mas hoje eu voltei e to muito feliz com as duas novas colaboradoras do blog! A Ester e a Geovanna <3 Sério mesmo, isso vai me ajudar muito, assim eu tenho tempo de estudar durante a semana e se pah faço os posts já nos finais de semana, assim não me fodo mais do que já to, porque eu faltei a semana passada toda porque eu estava quase tendo uma overdose de remédios para dor de cabeça e.e Mas hoje o assunto do post é sobre algo sério: Clientes que não pagaram. Isso é algo que espero não enfrentar tão cedo já que sou freelancer, porem eu vejo esse post como um modo de aprender e já souber como lidar com algo assim se acontecer, existem muitas pessoas caloteiras nesse mundo e espero estar preparada para lidar com tudo isso. Agora vamos ao que importa! Venha descobrir o que fazer com um cliente que não pagou!!
Não crie treta
Sério, sei que você estar muito puta mas partir para a agressão não é um modo bom de começar uma conversa, principalmente se você quer fazer a pessoa pagar você de volta. Muito provável que ela não pague só porque você foi rude com ela, mesmo ela não percebendo que o fato de ela não ter pagado já tornou ela uma pessoa sem confiança, o que é bem pior de rude.
Cliente atrasado x cliente não pagante
Existe uma diferença entre um cliente que não pagou e um cliente com o pagamento atrasado, você só tem que saber qual é o seu. Mande um pequeno email para ele e pergunte, de maneira indireta, se vai demorar muito para ele pagar.
Exemplo:
João, tudo em ordem para o pagamento? Estamos alguns dias atrasados pelo que vi aqui, me avise se houver algum problema.
A resolução de tudo vai depender muito da resposta dele, pense com calma e não tenha medo, tudo vai se resolver o mais breve possível. Pense assim: O mundo existe a bilhões de anos, mais algumas semanas sem o pagamento, não são nada hasuhaush [Sei que isso não ajudou, desculpa ;-; ] Se você já fez isso, espere pelo menos dois dias, pessoas que não são obrigadas a olhar os emails o tempo todos, como nós, acabam demorando um pouco para olhar. No caso dele não responder nada, tente falar com ele de uma maneira mais parida, tipo por telefone ou Facebook [Ou alguma rede social que ele possa responder rápido]Existem duas coisas que podem acontecer a partir dai: 1º Ele vai lhe responder devidamente e dizer os motivos e que vai pagar logo ou 2º Ele vai ignorar você, até possivelmente pode acabar bloqueando ou excluindo você.Por isso vou dar uma dica muito importante: Tente fazer um backup de onde você tem as conversar com ele, se for por email não apague nenhum deles, se for pelo face, tire print [Se ela tiver sido uma conversa pequena] ou faça um backup da conversa caso vocês tenham feito tudo pelo facebook. Guarde e não esqueça pois pode ser muito importante se nada acabar dando certo.

Vamos ser diretos agora
Se ele ainda não tiver respondido, mande um email dizendo que você parou o trabalho dele pelo fato de ele ainda não ter pagado.
Exemplo:
João, 
Não obtive sucesso em falar com você na semana passada, espero que esteja tudo bem. Temos um pagamento pendente e infelizmente terei que interromper o trabalho para segurar meus custos, caso não receba sua resposta nos próximos dias. 
Me retorne assim que possível, por favor.
Se o trabalho ainda não estiver completo, isso pode muito bem funcionar, porem se você já estiver feito, fique de olhos nas próximas dicas.
Renegociação
Sim, a gente vai apelar para isso. Pense assim, ele vai achar que você está dando um pequeno poder a ele, mesmo sendo que você vai fazer ele pagar a diferença no final.Mande um email para ele dizendo o seu modo de cobrança e como você vai fazer, abaixo é só um exemplo, os preços, datas e modo de parcelamento você decide por si só.Agora vamos ao exemplo de email:
João, Fui obrigado a interromper os serviços para evitar maiores prejuízos, até que possamos acertar a pendência do pagamento. Não recebi resposta sua e acredito que esteja com dificuldades para seguir com o plano de pagamento que combinamos, então preparei duas opções para você analisar: 
1. Dividimos o valor em 3 parcelas, sendo a primeira esta semana e as demais 30 e 60 dias depois. 
2. Tiro 20% do valor para o pagamento ainda este mês. Qual dessas opções é mais confortável para você?
Só para avisar, você pode não querer faze isso mas... você sabe que não temo opção se você vai querer o dinheiro.
Apelando para o email magico!! Isso mesmo que você leu, para fazer esse post eu estudei vários artigos que falavam sobre isso e em um deles apareceu essa dica de como atrair o cliente de volta com um único email "mágico" confere ai O Email Mágico que faz os clientes reaparecerem.
Apelando
Se isso não funcionar... você vai precisar, infelizmente, desistir [Ou partir para a justiça, o que vou falar logo abaixo desse] Ok, agora você vai mandar outro email, porem você vai dizer que não vai mais fazer, dizer que vai fechar o trabalho e excluir ele.Exemplo:
João, já que não obtive resposta sua sobre o projeto, estou concluindo que suas prioridades mudaram. Portanto estou fechando com o projeto aqui, você perdeu a oportunidade de pegar o seu trabalho. 

Buscando a justiça
Essa é a parte que os prints e emails podem ajudar e bastante, porem entenda que como qualquer coisa que você leva na justiça, vai demorar para caralho '-' O que torna isso uma opção bem chata de se utilizar.... Porem se você tiver um contrato com uma pessoa e os prints/emails isso pode tirar o tempo pela metade, do julgamento e essas coisas. Porem eu não vou falar muito sobre isso pois não entendo nada ahsuhasuh Se quiser saber mais sobre isso entre nesse link AQUI e no final ele vai estar falando sobre isso.
Ps: Sim, os exemplos de email do site do proposeful porem é porque eu não sei criar exemplos, sério eu sou MUITO péssima em fazer isso. Se isso for errado, é só disser que eu logo troco. Links que eu usei para referencia: Proposeful , Revista PGN, JUS, Freelance Now e Escola Freelancer

Por hoje é só isso gente! Espero mesmo que vocês tranham gostado e que possa ter sido util para vocês pois isso me ajudou muito, mesmo sabendo que se as coisas rolarem de certo modo, é melhor parar de correr atrás e desistir, mas eu tenho uma pequena perguntinha para vocês.
Vocês acham que seria certo fazer uma aba especial só para caloteiros? Tipo colocar o nome e o email para nenhuma freelancer cair nessa trap de novo? Eu acho uma boa ideia, porem não sei se isso é contra alguma lei ou eu posso ter processada por isso hasuhausha Deem suas opiniões ai em baixo pf <3 Vai me ajudar muito ;3
Beijos de estrela e fuuii!
-Pietra
#Dicas | O que fazer com um cliente que não pagou #Dicas | O que fazer com um cliente que não pagou Reviewed by Pietra K. on 3:20 PM Rating: 5

Um comentário:

  1. Muito bom ver esses posts que ajuda muitas pessoas de uma só vez. Pra mim foi novidade ver esse estilo de postagem, porque nunca tinha visto.

    Que layout é esse? maaanooo vou roubar hahahh! já to seguindo pra nao perder nada.

    priincemodern.blogspot.com

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